Sexta-feira, 31 de Agosto de 2007

Passeio a São Bento da Porta Aberta (25 de Agosto de 2007)

Combinado na quarta-feira anterior durante a ida ao "penedinho" mais conhecido pelo "ovo da Rainha" em Calvos, Gusto, Nuno e Sérgio acertaram o passeio até São Bentinho da Porta Aberta, nas fraldas do lindíssimo Gerês. Bem quiseram avisar o "eléctrico" Serra e o Pedro mas nunca mais os viram nessa volta. Nem no largo da Raposeira houve espera da parte destes.




O PASSEIO




De Manhã

Combinado enfim com eles num dia a seguir (o Gusto esqueceu de avisar o irmão Nuno em tempo útil), lá fomos nós cinco, sábado dia 25 de Agosto de 2007, com saida às 11h10 da povoada Rotunda da Europa, num belo dia de fim de Agosto, com chuva marcada para a tarde. Os cinco da vida airada pedalando, e notando-se imediatamente a estratégia de alguns de pouparem esforços até ao ridículo. Como se veria a concluir posteriormente, o mais difícil era provavelmente o trajecto inicial até ao eucalipto de São Nicolau de Cabeceiras de Basto, o tal que precisa de vários homens para o abraçar. Como já os não há como antigamente, agora deverão serem mais.  Parte puxada mas ao ritmo que íamos, chegamos a Bucos sem molhar  um cm2 da camisola.  Depois da recta de Casares, descemos direcção Rossas, terra núcleo dos meus antepassados  e viramos direcção Vieira do Minho sem antes verificarmos que não havia uma conhecida marca "que dá asas" nas bombas da povoação. Direcção Vieira do Minho, passamos em Mosteiro perto da casa do polícia e jogador da bola, Artur de seu nome, que se encontrava nos preparos de uma ida a um casamento nesse dia. "Deixa-te de comer e anda pedalar, Artur! Tá quieto..." Direcção Cerdeirinhas depois de termos esperado pelo poupados Gusto e Serra nas bombas à saida da sede do Concelho. Comprida a nova variante e, debaixo do sol,  deu para suar. Até houve quem não quisesse fumar apesar do apetite inicial. Bem, depois foi seguir, ou tentar seguir o Nuno pela Caniçada abaixo. Paremos na ponte de Rio Caldo onde se desfruta de uma bellíssima paisagem enquadrada entre os cumes do Gerês e o rio. Depois das fotos da praxe, começamos a subir em direcção ao Santuário de São Bentinho, esse santo importante para as gentes do Minho, que cura algumas maleitas, sobretudo os cravos. Um, recebeu uma chamada oportuna da esposa a meio da subida, outros dois continuavam poupando como fizeram até ai, e o Nuno e o Pedro lá chegaram em primeiro lugar ao Santuário. "Ejus in obitu nostro praesentia muniamur" (Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte), oração inscrita na frente da medalha da cruz-medalha de São Bento de Núrsia.
Alcançado o objectivo, pouco passava das 13h00, decidimos dar satisfação de prazeres mais mundanos. A tasca satisfez com 2 frangos no churrasco, salada e umas canecas de panaché. A empregada era de Pedraça, Cabeceiras mas já tinha saido há muito da terra. Mas quem sai de Cabeceiras para ir para o Gerês...


De tarde


Pago a conta (10€ cada), descemos às pontes. Havia quem quisesse uma sombra para a digestão, mas lá conseguimos levar o grupo para junto da água. Água quente, belas companhias, bonita paisagem, foi com mais tristeza do que alegria que deixamos aquela paragem. Apresentava-se a dificílima subida das pontes até às Cerdeirinhas e que se revelou ser bem mais mítica ou fácil do que esperávamos. Para não variar, não houve mudança de camisola. O seu a seu dono :-)
Bem, a partir dai, só encontramos praticamente subidas ao chegar a Rossas, de grau muito fácil, com uma assaz longa paragem à saida de Vieira do Minho.  Também encontramos a chuva anunciada na sede do antigo Concelho. Paramos no tanque como parece ser já praxe e concluímos o percurso às 19h30, em frente à mesma rotunda que viu a partida.

Belo e bom percurso, outros se anunciam para breve,
publicado por bikesdecabeceiras às 15:14
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De tixa a 14 de Setembro de 2007 às 10:30
o video do youtube, ta altamente...


Comentar post

.posts recentes

. Volta ao Sr. de Matosinho...

. Ida a Santiago de Compost...

. Ida a São Bento da Porta ...

. Volta ao Sameiro de Braga

. Volta à Lixa com os rolad...

. Ida à Srªa da Penha em Gu...

. Ida à Srªa da Graça

. Ida a Faro

. Rota da Lixa (106 kms)

. Volta dos 6 concelhos

.Conversas

.arquivos

.Visitantes

Locations of visitors to this page

.Visitas


contador gratis

.links

.Visitantes

.Visitantes a partir de 2011