Domingo, 16 de Novembro de 2008

Subida à Senhora da Graça (Monte Farinha)

Percurso: Cabeceiras de Basto - Atei - SENHORA DA GRAÇA - Mondim

Distância: 63 kms

Tempos: 3h30

 

Ao engano, iniciamos às 8h30 da matina, mais um dominical passeio pela nossa região. Sem conhecermos o destino, seguimos o engenheiro em direcção ao próximo burgo do Arco que é de Baúlhe. Inflectimos para Atei, antes de chegarmos à estação dos comboios o que levou já algum dos confrades a cogitarem na possibilidade de um regresso ao famoso pico da prova raínha da Volta a Portugal. 15 meses depois, regressávamos à Senhora da Graça. Alguns, pela primeira vez. Íngreme é o caminho das Pontes (Há mais do que uma?) até Atei. Subimos por entre casario rústico e nobre e vinhas apetitosas em direcção ao lugar da freguesia, numa paisagem bastante camiliana. Ao chegar, alguém tinha estendido no alcatrão, fileiras de pares de sapatos para o negócio do dia, dedicando-se ao honesto ofício do comércio, quando se deu que um dos camaradas do nosso grupo, para não nomear o Mário, resolveu rolar sobre as ditas fileiras comercialmente dispostas, para espanto e riso dos seus desprevenidos colegas, não se dando aquele, ao trabalho de se desviar e calcando assim, o pobre labor da gente honesta. Haverá sempre quem os oprima e não deixou de ser uma coisa terrível de se ver. Não foram pedidas nem dadas explicações, ou melhor, ninguém se deu ao trabalho de parar e continuemos o nosso esforço.

Seguimos contudo, comentando o pacato episódio e já ruminando quanto ao cada vez mais próximo destino traçado por Nuno A. Tudo se esclareceu em breve. Direcção alto da Senhora da graça, desta vez, sem cavacas. Talvez 50 minutos terão durado aqueles 7 kms de esforço. Mais facilmente para uns do que para os outros, o Serra e o Mário fizeram a subida pela primeira vez, e galgaram o Monte farinha com avanço. Neste dia, a idade foi um posto, e, no final, os 2 menos jovens esperaram pelos outros.

Depois de um longo e merecido repouso, dos cafés, dos rebuçados, etc... descemos o pontiagudo monte em direcção à vila senhora e vizinha de Mondim de Basto e daí para Canedo e finalmente para os nossos lares. Assim se passou mais uma agradável manhã de novembro... 

 

 

 

 

 

publicado por bikesdecabeceiras às 13:12
link do post | comentar | favorito

.posts recentes

. Volta ao Sr. de Matosinho...

. Ida a Santiago de Compost...

. Ida a São Bento da Porta ...

. Volta ao Sameiro de Braga

. Volta à Lixa com os rolad...

. Ida à Srªa da Penha em Gu...

. Ida à Srªa da Graça

. Ida a Faro

. Rota da Lixa (106 kms)

. Volta dos 6 concelhos

.Conversas

.arquivos

.Visitantes

Locations of visitors to this page

.Visitas


contador gratis

.links

.Visitantes

.Visitantes a partir de 2011